Compartilhe:

427a2cb8507cdd0807f310becab0f266Que toda mãe trabalha, todo filho sabe! Mas parece que todo mundo se esquece disso quando cresce. Então, começam as acusações entre mães, amigas, tios, colegas de trabalho…”Mariana parou de trabalhar só para cuidar do filho”, “Luciana só trabalha fora e em casa nem liga para família”, “Larissa agora trabalha só quando quer, coitado do marido”…e assim vai.

Quanto uma mãe trabalha? Independente se é rica ou pobre, se trabalha fora também, se é empreendedora ou dona de casa, quanto uma mãe trabalha?

Resposta: entre 16/18 horas por dia!

As mães acordam cedo com seus filhos, fazem café ou saem correndo para trabalhar, se ficam em casa, limpam, levam ao colégio, arrumam, vão ao mercado, cozinham. Para as que trabalham fora toda essa rotina acontece pela noite. Dão banho, escovam dentes, põem pijamas, fazem adormecer e… muitas vezes, acordam a madrugada toda – dando mamá, fazendo de novo adormecerem, acalentando do susto de um sonho ruim.

E os pais? Muitos dividem, muitos ajudam, muitos não participam. Mas as mães todas sempre trabalham muito. E ficam exaustas. E fazem o que podem. E até se culpam por não fazerem mais.

No final das contas, ok trabalhar bastante pelos filhos e família. Mas seria realmente muito importante para cada mãe se as pessoas próximas perguntassem:

“Mariana, quer sair um pouco de casa, tomar um café?”

“Luciana, você está bem?”

“Larissa, precisa de ajuda?”