Compartilhe:

Pessoal,

Adoramos ter a história da nossa empreendedora Val no site TamoJunto https://aliancaempreendedora.org.br/tamojunto/valquiria-porto/

O site TamoJunto da Aliança Empreendedora (uma ong de Curitiba/Brasil que tem um trabalho muito profissional em prol dos empreendedores de baixa renda do Brasil) é um site com dicas e pequenos módulos de cursos para quem empreende, para quem tem pequenos negócios.

Segue abaixo um pouco da matéria!

foto eu e joao

Valquiria Porto da Rosa, 42 anos, é mãe de 3 filhos e administradora. É uma empreendedora de vários negócios, entre eles estão Mamaworking, Aurora Branding, Porto Branding e Lemon School!

#Valquiria empreendedora

Até 2009, a administradora atuou em agências de publicidade e branding (construção de marcas), nos setores de planejamento em Curitiba e São Paulo. Após esta experiência, o desejo sempre forte de empreender tomou força, e a coragem a levou para novos rumos. Hoje, a empresária conta com dois negócios: a consultoria de marcas Porto Estratégias & Branding e o Mamaworking – uma rede de mães empreendedoras.

Em sua história, Valquiria já foi co-fundadora de outras duas empresas. A Lemon School que por dez anos foi a primeira escola de pós-graduação em publicidade do Sul. E a Aurora Branding que foi vendida para sua sócia e hoje é uma empresa de sucesso. Segundo ela, “no início, montamos negócios que passamos para outras pessoas. Negócios são como filhos, não são exatamente nossos, são do mundo”.

Para Valquiria, o Mamaworking é o seu negócio do coração. “O Mamaworking não é o meu negócio mais lucrativo e já deu prejuízo, mas é o negócio que me sensibiliza, que me faz querer contribuir para o mundo”. Este negócio surgiu de um olhar sensível para a situação das mães modernas, com seus múltiplos papéis e pouco tempo em família. O Mamaworking nasceu como o primeiro coworking materno do Brasil e hoje é uma rede digital de apoio, network, cursos e conteúdo para mães empreendedoras.

A Porto Estratégias é seu segundo negócio, vindo da experiência em estratégias de marcas e pesquisas com público-alvo. Este negócio tem como clientes grandes empresas e também faz parte do dia a dia de trabalho da Valquiria. Segundo ela: “Este é o meu negócio mais cerebral, nele realizo minha vontade de ir mais longe com estratégia e em formar pesquisas mais modernas, e nele também tenho maior rentabilidade”.

#Mulher empreendedora

Valquiria tem grandes expectativas com relação ao Mamaworking, querendo que ele se espalhe por todo País. Com relação à Porto Estratégias, o mais difícil é equilibrar as demandas dos clientes com seu dia a dia de mãe. Hoje, escolheu priorizar os momentos com seus filhos e pretende equilibrar o tempo do trabalho com a família. Ela sente orgulho da sua trajetória, em ter se tornado uma mulher empreendedora, sente-se livre na possibilidade de criar seu próprio futuro sem ninguém controlar o que ela pensa.

#Dica da Val: Planeje-se para ter tempo!

Questionada sobre que dica poderia dar à outras mulheres empreendedoras, Val fala “para estudar o assunto, buscar livros e cursos sobre modelos de negócio, pois quanto menos improviso maiores as chances dela ter sucesso”. Para ela, quando for começar a empreender e iniciar um negócio, a dica é fazer um planejamento bem feito e entender bastante do seu próprio negócio! Ter conhecimento sobre seus produtos, serviços e o próprio negócio é uma maneira evitar que não tenha menos tempo pra si mesma e para seus filhos. O exemplo da Valquiria foi pensar e planejar um negócio com horários flexíveis e bem confortável para que ela conseguisse dar conta de dar atenção para os seus 3 filhos. 😉