Compartilhe:

Primeiro vamos explicar um pouquinho sobre o que é Branding? O termo significa “construção de marca”…mas isso não quer dizer fazer a logomarca do seu negócio ou produto.

“Construir Marca” em branding é construir significados na mente dos seus públicos-alvo.

Funciona mais ou menos assim… Você, no seu dia a dia, tem que escolher uma marca de sabão em pó, por exemplo. Na sua escolha estão envolvidos: julgamentos e emoções a respeito de cada marca que conhece = imagem de cada marca.

Na hora da decisão, que é muito rápida, feita lá mesmo no supermercado, esta “imagem” que você tem de cada uma das marcas entra em ação…mas muito sutilmente. Ou seja, sua escolha é direcionada, sem você perceber, por uma série de informações e sentimentos formados anteriormente.

O Branding é um estudo do negócio (produto, consumidores etc) que direciona todas as ações e elementos que irão formar a marca, ou seja, o Branding vai definir a imagem que o consumidor deve ter da marca. 

Assim, para ter controle do que os consumidores pensam de cada marca, os gestores de marketing contratam empresas que fazem estudos de branding. Estes estudos de branding direcionam estrategicamente a empresa. Parte-se de um propósito de marca que seja relevante para os públicos e buscam-se os diferenciais dentre os concorrentes.

Branding é um processo para encontrar os diferenciais e as estratégias que levarão a empresa ao sucesso no futuro.

A boa notícia é que você mesmo pode fazer estes estudos! Pode cursar uma pós-graduação no assunto, ler livros ou fazer um curso prático – desenhando o processo de branding do seu próprio negócio. Aqui no Mamaworking, volta e meia temos estes cursos disponíveis.

CLIQUE AQUI PARA VER OS NOSSOS CURSOS: 

Curso “Faça seu Branding”